28/03/2019

Os homens e os deuses

Monte Olimpo - representação
 de Zeus na Grécia Antiga

Os maçons chamam-no de Grande Arquiteto do Universo. Os indígenas de o Grande Espírito. Os judeus são proibidos de dizer Seu nome. O Inominado é, então, substituído pela expressão Adonai, que significa Senhor. Alá é o deus dos Árabes. Há vários títulos também atribuídos ao Criador dos mundos, do tempo e de tudo o que há, o que haverá e o que houve. Elohim, Elohá, El Shadday, Yhwh/Yahweh/Jeová são algumas das designações religiosas para o Criador poderoso e forte.
Já Xuxa Meneghel, há algumas décadas, preferia tratá-Lo como o Cara lá de Cima. Isso fez com que ela permanecesse no centro de algumas teorias conspiratórias enquanto fez sucesso. Tratar a divindade desta forma tão íntima e desleixada, tão desrespeitosa e arrogante, revelava que a loira tinha selado um pacto com o inimigo. Esse pacto, segundo as teorias mais malucas, faria com que ela fosse impedida de todas as formas de tratar a divindade como deveria. Caso ela claudicasse, perderia todo o sucesso e a dinheirama que amealhou ao longo de sua carreira exitosa. O Capeta estaria por trás de tudo isso. Só ele poderia garantir que uma artista que não sabia cantar fizesse tanto sucesso como cantora, que não sabia atuar fizesse tantos filmes.

20/03/2019

O perigoso mundo dos remédios


O pensamento até que tem alguma lógica: surge uma doença, pesquisadores analisam o caso, laboratórios investem pesado e desenvolvem um remédio. Uma revista científica publica o trabalho assinado por um escritor. O médico receita a medicação. O paciente toma. E a doença vai embora.
Assim deveria ser. Porém, nem sempre é assim que ocorre. Existem inúmeros alertas de que esta tabelinha entre doença, pesquisa, desenvolvimento de medicação e cura não se estabelece como deveria. O mais contundente deles é de Robert Whitaker, jornalista americano, escritor especializado em medicina e ciências, que publicou quatro livros sobre o tema e venceu inúmeros prêmios de jornalismo nos EUA. Segundo ele, a indústria farmacêutica investiu na relação com a psiquiatria e o que se vê hoje é uma sociedade altamente medicada e sem uma resposta positiva para os transtornos que atingem o ser humano.

14/03/2019

A caça e o caçador – A lei da selva


É da natureza dos animais a luta pela sobrevivência. Nas florestas que restam em todo o planeta, notadamente cercadas e mantidas por governos como reservas biológicas, é normal a luta encarniçada das espécies para matar a fome e prosperar até o dia seguinte. Não há dó nem piedade. Um leão ou um leopardo não viverão dramas existenciais quando avistarem um filhote de gazela disperso de sua manada e, portanto, indefeso. A graça e a beleza se vão para sempre. Restam pedaços de carnes e ossos trucidados por dentes fortes e engolidos por uma boca faminta.
Entre os homens civilizados, cultos e pretensamente conhecedores das razões da existência esta ação natural que acomete todos os seres bem que poderia ficar ao largo. Mas, vez por outra, essas guerras animalescas bem que tomam conta da realidade humana.