30/10/2019

Do encantamento à seriedade


Simplicidade- Há certo encantamento quando a infantilidade ainda está presente. O tempo passa e a magia vai sumindo aos poucos. Em regra, os anos acumulados vão progressivamente modificando os hábitos. Os sabores da maturidade nem são mais os mesmos da meninice. Outras tarefas, outras preocupações, outros desafios. Compromissos vão se acumulando e, com isso, as coisas que mais davam satisfação na áurea fase infantil vão sendo arquivadas virando, com o tempo, apenas lembranças.
O jogo despretensioso, a brincadeira do recreio escolar que um dia entreteve, o gosto inalcançável do arroz com leite preparado com esmero pela mãe ou por aquela tia especial, que tinha a boa mão para o fogão, o riso fácil, as coisas simples e, muitas vezes, sem sentido, apesar de prazerosas, vão sumindo aos poucos. Na realidade, ninguém se dá conta de que as coisas vão mudando. Simplesmente vão. Vão embora sem deixar muitas pistas. Quando se vê já não fazem mais parte do cenário simples e leve da vida.

23/10/2019

A Comunicação Não Violenta


As guerras vivenciadas pela humanidade não nasceram tão somente da ação firme dos braços dos guerreiros. Mesmo que o resultado visível sempre tenha sido seja a imposição de sofrimento ao outro, antes disso acontecer houve uma série de atos preparatórios até que fossem empunhadas as espadas, as lanças e os canhões e outras armas letais.  

Os sangrentos combates foram gerados inicialmente a partir do pensamento de alguém. Um líder, um guru, um general ou mesmo um louco. Um pesadelo, uma noite mal dormida, um sentimento de insegurança, de medo ou até mesmo de superioridade talvez fossem motivos suficientes para impulsionar os jogos de guerra. Na linha de frente, alguns dos guerreiros antigos bem se achavam dignos representantes de seus deuses e tinham a obrigação de eliminar os deuses que protegiam os outros.  Como se sabe, os deuses antigos adoravam uma contenda. Antes de ferir e aniquilar o inimigo ou entregar-se à morte com dignidade, alguém interpretou os sinais e foi levado a concluir que a guerra era o melhor remédio para mal que se apresentava.

17/10/2019

Água mole em pedra dura


Os ditados populares não são exclusivamente uma mania nacional. O grande escritor Luís da Câmara Cascudo já dizia que “os ditados populares sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade”. Esta tendência a transmitir uma mensagem reta, certeira e, por vezes, até engraçada se espalha pelo mundo todo. Cada país tem lá suas sentenças que se transmitem de avô para filho para neto e assim vai indefinidamente. Pode-se dizer que o ditado popular, adágio ou provérbio é um precursor do meme. Porém, tem sua origem em tempos desconhecidos e se propaga basicamente na oralidade.

03/10/2019

Os Homens e as Máquinas


Máquinas – Dia desses navegando despretensiosamente fiquei atraído por um curso virtual. Curiosidades daquelas que surgem e somem. No entanto, contrariando a regra, levado pelo impulso, cliquei no banner do anúncio. Informei meu e-mail para receber informações e mais alguns dados de identificação. Segundos depois, recebo uma ligação já se referindo ao interesse manifestado. Com um ou dois cliques fui transformado em um cliente em potencial. Do outro lado da linha, chegava a informação de que o preço anunciado na internet sofria ali naquele instante uma redução de 30%. Para seduzir ainda mais, o valor, com desconto, era parcelado extensivamente no cartão de crédito em prestações muito suaves etc etc etc. Não tinha como ficar de fora. “Rápidos no gatilho, pensei”.