29/04/2020

Eles estão chegando


A presença de vida alienígena na Terra tem sido difundida de maneira jocosa. Em regra, o cinema apresenta esta temática num só sentido: seres vindos de outros planetas invadem a Terra com o objetivo de se apossar das riquezas e exterminar a raça humana. Assim, nós seríamos os mocinhos e eles os bandidos.
A presença de outros seres por aqui é tema instigante. Porém, o ceticismo impera. Afinal, sempre é bom lembrar que nossa herança cultural, especialmente na sua face religiosa, dogmática, antiga, elege o humano como criatura privilegiada em relação ao Pai, a Deus. Mesmo que este mundão, que chamamos de universo, seja vasto, inexplorado e desconhecido, o senso comum releva os extraterrestres ao patamar do folclore e do risível.

23/04/2020

As cenas dos próximos capítulos


Falar sobre o futuro é uma armadilha. Ele é incerto. Depende do que se fez ontem e do que se está fazendo hoje. Então, não é um ser autônomo. E, além disso, é fugidio, pois quando chega já não é mais o futuro e sim o hoje. Ele é sempre o que está por vir. De uma hora para a outra vira o ontem.
Num passado mais ou menos distante, uma das técnicas usadas para garantir a audiência das novelas globais era, ao final de cada exibição, apresentar as cenas dos próximos capítulos. Eram hábeis os editores. Mostravam rápidas cenas, escondendo o essencial. Não existia ainda o spoiler, que veio a ser instituído muito depois, no entanto, havia perspicácia suficiente para garantir que o noveleiro espiasse somente o necessário para manter seu vício.

10/04/2020

Um Pequeno Exercício

Esta crônica foi publicada há dez anos. Em comemoração, resolvi editá-la e postá-la novamente.

Nosso cérebro é mesmo algo fabuloso. É o nosso poderoso arquivo. Está fechado hermeticamente dentro de nosso crânio. Classifica e guarda em compartimentos bem definidos desde as funções mais básicas, como respirar, caminhar e mastigar, até coisas mais complexas como guardar todas as senhas que fazem parte da nossa vida. Banco, cartão de crédito, internet, conta de e-mail, Facebook etc. Ou, ainda, para alguns, definir o ponto exato de cozimento do miojo.

08/04/2020

A comunicação em tempos de pandemia

Os canais de comunicação instantânea, quando usados maliciosamente, têm o poder de disseminar a falsidade. Mesmo em casos sérios como esta pandemia que atinge todo o planeta, sempre aparece gente disposta ou invigilante espalhando coisas e mais coisas que mais atrapalham do que contribuem. Desta forma, ferramentas como Facebook e WhatsApp que ligam as pessoas facilitando a comunicação, tornam-se armas nas mãos imprudentes de mentes pequenas. 

01/04/2020

Nada será como antes

    A caverna - Eis que voltamos à caverna. Fazia muito tempo que havíamos saído de lá. Escondidos permanecemos durante muito tempo. Havia feras do lado de fora. Nada melhor do que o aconchego de um lugarzinho seguro para afastar o medo e garantir a existência. Porém, nem todos preferem a segurança. Há aqueles que optam pela aventura. Claro, alguns saindo da caverna perderam a cabeça, literalmente.