Seu Amadeu é um homem
vivido. Já morou na Alemanha durante décadas. Já viveu no Brasil
durante alguns anos. Fala quatro idiomas. Vive na Europa. Admira o
Brasil. Diz que é o país mais belo do mundo. Seu Amadeu não
entende o Brasil. Não sabe como os brasileiros falam tão mal do seu
próprio país. Como desdenham do seu país. Não entende como os
brasileiros desprezam com tanta facilidade o chão em que vivem. Ele
não é um privilegiado: o brasileiro não entende o Brasil.
Este é um fenômeno que
parece ter nascido com o próprio país. O Brasil já existia quando
foi invadido pelos colonizadores. Aqui já havia gente que
aproveitava a sua maneira as potencialidades. Desfrutava das matas,
dos rios cristalinos, do mar gelado do Sul, das águas quentes do
Norte e do Nordeste. Gente que se perdia na mata infindável correndo
dos sacis e do curupira.
