02/02/2012

Onde estão os meus guidis?

Tênis Bamba

Até bem pouco atrás, os gaúchos não diziam tênis. Os calçados tão apreciados pelos jovens eram chamados de guidis. Segundo consta, o primeiro modelo de tênis adotado aqui nos pampas era fabricado pela empresa americana Keds, que está até hoje no mercado. Era um calçado colorido, de lona e de solado de borracha. Pouco conhecedor do inglês, o gaúcho de então acabou corrompendo o termo que se transformou em "guidis". E guidis virou sinônimo de tênis.
As marcas mais apreciadas por aqui, especialmente entre o povo menos endinheirado, nos anos 70 e 80 eram as singelas congas azuis, que faziam parte do uniforme escolar; o Kichute - quem usava virava um craque no futebol e o Bamba - um pouco mais refinado e ideal para o futebol de salão (como o futsal era chamado na época). 
Lembro que certa feita houve uma temporada grande de chuva. Minha mãe colocou o meu Kichute a secar no forno do fogão. Era o único par que dispunha. Entretida com seus afazeres, acabou esquecendo do calçado e quando se deu conta havia passado do ponto. Ao retirar encontrava-se seco e quebradiço. Que dor! Era meio de mês e durante as semanas que se seguiam as Havaianas foram minhas companheiras.

Postagem publicada originalmente na página Anos 70/80. Leia mais sobre publicidade, produtos e curiosidades destas décadas, acessando o link  Anos 70/80

Glossário
Tênis Keds
Kichute
Tênis Bamba

5 comentários:

  1. Eu, também, meu irmão Alcides. Era show. Aliás, era a única opção. kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Tive o meu Guidis Rainha cano alto. De couro e solado de latex. Durou anos.

    ResponderExcluir
  3. Chega me da um troço só de olhar o bamba. Lindo lindo. Era de lona e barracha mole e resistente! La se vao 50 anos. O bamba é anterior ao kichute.

    ResponderExcluir