25/05/2017

Política e futebol

Política e futebol são dois assuntos dos mais atrativos. São duas artes onde a criatividade dos atores se revela. Há política em tudo. A vida diária das pessoas comuns é influenciada pela política. O indivíduo pode gostar ou não, pode entender ou não: não importa, a política vai influenciar no seu dia a dia. É o preço do combustível, o falho sistema de saúde, a falta de professores nas escolas, a definição de regras para mercado,  o torniquete que aperta o pescoço do trabalhador. Enfim, os políticos influenciam sim no ânimo coletivo, nos sonhos, nas ansiedades, nos planos ou na falta de planos e perspectivas, gostemos ou não.
O futebol, importante para parcela significativa da população, é menos impactante, é claro. Mas, ainda assim, é arrebatador para muitos. O futebol é espetáculo, é negócio, é indústria. Mas é, também, paixão. Para muitos é a própria vida. Não é exagero não. Há quem não saiba grande coisa sobre a vida nacional, sobre o funcionamento das coisas, mas sabe a tabela do Brasileirão da primeira à última rodada.  Outros gastam tempo e mais tempo fazendo elucubrações  táticas, prevendo avanço de laterais, cobertura de volantes, atacantes com funções múltiplas, criando linhas imaginárias no campo defensivo e ofensivo onde as peças vão se colocando para inviabilizar os perigos que a outra equipe poderia oferecer.
Para tantos outros, o futebol é bola na rede: quem ganha é herói quem perde é perna de pau, treinador é burro e juiz é ladrão e “cala a boca, Galvão!”.
Noto que nos últimos tempos, os fatos políticos têm aproximado ainda mais política e futebol. Há muita paixão e muito sentimentalismo. Até audiência em processo judicial virou Gre-Nal. De um lado os fanáticos pelo juiz, os que odeiam o réu e a “mídia engajada”, de outro, a torcida fanática pelo réu com suas bandeiras, seu esforço e sua paixão.  Na rede social, guerra e guerra. Os princípios gerais do direito estão na arquibancada: Juízes, promotores, procuradores usam camisetas, calções e chuteiras. Quem apita?
Durante alguns anos convivi profissionalmente com o futebol profissional e a política. Era um esforçado repórter num jornal da Capital. Meu editor era sincero. Dizia que torcedor de futebol era desprezível, especialmente porque seu barulho, seus protestos e seus pensamentos significavam absolutamente nada no contexto esportivo. Cabia, segundo ele, ao torcedor pagar conta: ou seja, sentar na cadeira e torcer, falar mal do juiz, do treinador e do dirigente, soltar foguetes quando o time fosse campeão. E pronto. Tinha feito seu papel.
Mesmo que hoje o panorama seja um pouquinho diferente, eis que o sócio-torcedor financia ações do clube; em muitos aspectos, ainda permanece aquela velha lógica. O ruidoso torcedor se manifesta tão somente pela paixão. A força de seu grito corresponde ao tamanho de seu amor pelo clube. Se for campeão ou não, o torcedor vai morrer abraço com seu time, mesmo que depois do jogo tenha jurado nunca mais assistir a um jogo de futebol.
A paixão clubística migrou para a política. Diferentemente do futebol, no entanto, o torcedor político é comedido quando seu time faz fiasco. Seu esporte é achacar o adversário. De referência, eliminá-lo do mapa: nem que depois suas bandeiras e suas panelas descansem num silêncio constrangedor.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário