16/10/2018

Do Lado do Avesso

Habitualmente publico aqui textos autorais. São reflexões que  normalmente são publicadas em uma coluna que assino no jornal Bons Ventos, de Osório. Hoje, no entanto, valho-me de uma reflexão da talentosa amiga e colega de faculdade Magda Altafini, que recentemente foi postada em sua página pessoal no Facebook. Abração, Magda. 

 Do Lado do Avesso


O lado do avesso é o lado da contramão, é o lado onde ficam amostra as costuras, os remendos, os defeitos ... Nas roupas costumamos observá-lo para verificar se o trabalho foi feito com capricho. A moda, já o está utilizando em roupas menos formais, mudando um conceito de lado certo ... Já temos até coleções inteiras e de grife "Lado do Avesso".
Do Lado do Avesso é também álbum ao vivo da cantora brasileira Cássia Eller, lançado em dezembro de 2012 como uma das homenagens aos 50 anos que a cantora faria. Caetano até compôs uma faixa instrumental instituída: Do lado do avesso.

Portanto o lado do avesso já interessou as pessoas muito antes de me chamar atenção ... Mas devo confessar que os "avessos" me interessam ... Nunca fui "direita" ... Nasci canhota e achei que isto era o que me fazia diferente das outras pessoas. Hemisférios invertidos no sentido horizontal... Grande ilusão!!!!
Na verdade, o lado do avesso é o que diferencia todas as pessoas. O lado do avesso é o que tem de mais verdadeiro, mais real, mais genuíno. É nele que se descobre todas as imperfeições, os desejos mais secretos e todos os medos. Ele é visceral. Coloca-se a mostra, sem pudor. O sangue o percorre todo, inundando de oxigênio e de vida. É nele que se encontra o âmago da complexidade humana e toda a engrenagem que nos mantém em pé.
É do lado do avesso que compreendemos o outro. Observando as suas entranhas, suas cicatrizes e seus caminhos mais tortuosos. Neste lado também encontram-se o quê de mais impuro existe no nosso organismo; os restos inaproveitáveis de uma alimentação muitas vezes inadequada, esperando a sua libertação,a acidez, os gases, as grandes explosões, a raiva represada e nunca expelida e as mágoas abandonadas no cantinho de um coração que insiste em bater apesar delas.
É nele que encontramos também os afetos escondidos, as palavras não ditas, as emoções camufladas, é somente neste lugar que encontramos as respostas das nossas perguntas e das nossas angústias. Na verdade, quando a vida nos vira do lado do avesso percebemos que o avesso é o nosso lado certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário