23/05/2019

Os boatos, as fofocas e as bizarrices


Nos papos de comadre, ou de compadre, “sabe qual é a última?” era a senha para abrir o leque da conversa e, assim, deliberar sobre questões que diziam respeito à vida da mulher alheia ou das pessoas que transitavam pelo pedaço. “Não vi, mas me contaram” de vez em quando aparecia no meio da confabulação. Era como se um salvo conduto. Uma desculpa para a falta de exatidão e, mesmo, para os eventuais desvios e exageros que a notícia primitiva poderia conter. Não havia, ainda, naqueles tempos, esse fenômeno da rede social. Assim, as notícias da comunidade eram repassadas de boca a boca. Em regra, os fatos iam ganhando interpretações mais ou menos maliciosas, detalhes eram acrescidos conforme a disposição dos comunicantes e o fato, muitas vezes, era mero arremedo da sua versão final.


O processo de atualização informal dos fatos ocorridos no seio da comunidade recebeu ao longo dos tempos inúmeros adjetivos. Fofoca era o mais comum, mas também o mais pejorativo deles. Mexerico, babado, bisbilhotice, falatório, futrica, disse me disse, fuxico e indiscrição também eram usados para qualificar o ato de soltar a língua a respeito da vivência alheia.
Hoje, com a facilidade de comunicação as notícias atravessam o planeta como cometas cruzam os céus. Em um segundo e o mundo todo está sabendo de alguma coisa que aconteceu lá no cantão de um território escondido em algum lugar do Paquistão ou da China. Às vezes a notícia mais parece um boato ou uma invencionice. O que chama a atenção é o inusitado. Há até sites especializados em notícias bizarras. Em muitas delas, a convivência entre vizinhos revela algum grau de intolerância: “Americano usa manequins para mandar recado a vizinho intrometido”. Outra pérola: “Americana destrói decoração de Páscoa de vizinho por achá-la sexy demais”.
Mas, nem só de beligerância entre vizinhos vive nosso mundo mais bizarro e surpreendente. Se por aqui as lutas políticas são tão acirradas e os discursos de adversários carregam sempre uma dose cavalar de ódio e de energias de baixa vibração, há locais em que as doses de paciência tem que, obrigatoriamente, serem enormes. Isto porque o improvável pode acontecer. Imaginem um empate entre dois candidatos a importante cargo por aqui. Impensável, é claro. Mas, no mundo já aconteceu. E a forma de decisão foi surreal: na sorte. “Eleição para prefeitura é decidida no cara ou coroa nas Filipinas”, diz a manchete.
Como os debates por aqui em regra versam sobre temas que se levantam por lá também, vez por outra há ocorrências significativas no mundo envolvendo armas. Claro, há coisas sérias como massacres em escolas americanas e até no nosso país. Não reside ai nenhuma graça. Mas, ainda neste tema há espaço para o curioso, para o estranho e o esdrúxulo. Essa aconteceu na Alemanha, onde foi noticiado que “Alemão perde licença de arma após levar tiro do próprio cão”. Com se vê as armas são um perigo na mão de qualquer um. Até de um cachorro.
Às vezes, para enfrentar este panorama surreal e bizarro dos dias atuais na nossa pátria e mesmo no planeta, uma pesquisa nestas “notícias estranhas” é uma bondosa e reconfortante pausa para superar o stress cotidiano causado por esta estranha loucura que marca os tempos que se vive. Afinal, notícias, fofocas, disse me disse e mexericos se misturam perigosamente no mundo inculto e rápido que passa na tela à nossa frente criando certezas falsas nas vítimas que silenciosamente aceitam e compartilham aquilo que inocentemente creem se constitui uma verdade.

2 comentários:

  1. Realmente, estamos vivendo situações que exigem cuidado redobrado em nossos comentários, inclusive colocado em risco a nossa integridade e a dos outros.

    ResponderExcluir