30/06/2019

O Triste Retrocesso da Gentileza

Por Magda Altafini

Gentileza é a qualidade do que é gentildo que é amável. Gentileza é uma delicadeza praticada por algumas pessoas, é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, mais afetivos e mais solidários. É um degrau acima da educação propriamente dita. A Gentileza eleva o sujeito a um nível especial de humanidade, amor e de desenvolvimento espiritual. 
 José Datrino, o Profeta Gentileza é conhecido pela sua solidariedade com o povo do Gran Circus Norte-Americano que sofreu um imenso incêndio em 1961, onde morreram mais de 500 pessoas, a maioria crianças; famoso pelas suas 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro no Rio de janeiro, chamando a atenção da população sobre o mal-estar da civilização e da necessidade urgente de mudanças na nossa sociedade e pela sua participação anônima na Eco-92, onde se colocava estrategicamente no lugar onde passavam os representantes dos povos, incentivando-os a viverem e a aplicarem a gentileza em todo o planeta e com todos os seres.

 José era um anônimo, andarilho que se destacou pela Gentileza. Se denominava “amansador dos burros homens da cidade que não tinham esclarecimento”. Para mim ele foi um Professor, pois é possível aprender a ser um “humano” melhor. Ser empata e gentil também é uma aprendizagem.
 Dias atrás estive visitando uma amiga querida que tem um menino de um ano e pouco de idade. Lá pelo meio da tarde, minha amiga cortou uma bananinha em rodelas, colocou num potinho e deu para o menino comer como lanche, enquanto preparava o nosso. O menino comeu um pedaço e esticou o bracinho me oferecendo gentilmente. Fiquei emocionada com a atitude do menino, que ainda nem fala!! 
Por que este menino teve esta atitude? Sensibilidade já desenvolvida, Empatia e Aprendizagem!! Com certeza esta mãe está ensinando a esta criança, desenvolvendo nela estes valores, estas habilidades, este comportamento. Com certeza, esta criança vai ser um ser humano muito melhor dos que estamos vendo por aí. Já tem desenvolvido este olhar diferenciado para as pessoas e para os seres vivos deste planeta. Tenho esperança na Educação, tenho esperança nestes novos pais, não perco a esperança no ser humano.
  Nestes mesmos dias, a mídia publicou a triste cena onde o Ministro da Educação não quis trocar de assento no avião para unir uma família, mesmo vendo o menino de 5 anos chorar para ficar perto do pai.  Ministro, o senhor pisou na bola, perdeu a oportunidade de ensinar a gentileza, a empatia, de ser uma pessoa melhor, perdeu a oportunidade de ser exemplo. Mas ninguém pode ensinar o que ainda não aprendeu. Bento, por favor!!! Ensina para o Ministro.

* Crônica de Magda Altafini publicada originalmente no caderno Mundo das Ideias, edição de junho/2019. O suplemento circula mensalmente no Jornal Bons Ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário