06/05/2018

Os Descartáveis

Praticamente tudo o que o homem inventou para o bem, acabou sendo usado para outra finalidade.  O exemplo clássico é o avião. Ao mesmo tempo em que reduziu o tempo para percorrer grandes distâncias virou uma máquina de guerra competente, sendo possível atacar o inimigo de uma distância segura lançando bombas sobre alvos pré-determinados.
Chegar à conclusão de que em todas as coisas há mão dupla não é difícil. Um  simples telefone celular, que inscreve o indivíduo no mundo virtual, é muito mais do que um aparelho de comunicação. Se bem usado é uma biblioteca sem limites, é um instrumento que conecta a pessoa a um infinito mundo de facilidades: tevê, rádio, jornal, cinema, restaurante, meio de transporte, academia, consultório, igreja  e muito mais. Ao mesmo tempo é meio para propagação de mentiras, de ódio e para formação de grupos extremistas, milícias e quadrilhas.

Talvez uma das maiores invenções que o homem protagonizou tenha sido os materiais recicláveis que deram vida aos artigos de uso imediato e sem retorno. Embalagens baratas e produtos que, depois de usados, vão para o descarte. Facilitaram a vida da indústria, reduzindo custos, e dos consumidores, pois os produtos ficaram mais baratos. Além disso, depois do uso podem ser reciclados e voltar novamente às mãos do consumidor, reduzindo o impacto na natureza.
Tudo isso seria muito simples se funcionasse.
Quem caminha pela cidade e tem um olhar razoavelmente atento nota o quanto há de embalagens descartáveis rolando pelas ruas, entupindo as sarjetas, atulhando terrenos ou simplesmente sendo levadas pelos ventos. Latas de cerveja e refrigerante, garrafas de água mineral, potes de margarina e maionese, copos plásticos, sacolas de mercado estão por aí pelas ruas da cidade. Nas laterais da BR 101, então, a sujeira é grande demais. Desconfio que motoristas de caminhão lancem seus lixos pela janela. Para ser justo, há de se imaginar que condutores de veículos, que se deslocam às praias também o façam enquanto ouvem uma animada música para distrair a família, especialmente os filhos menores que se entediam enquanto o destino não chega.
O descarte dos resíduos é assunto sério. O homem vem produzindo muita embalagem que não recebe o tratamento correto. Os mares estão completamente tomados por embalagens plásticas. Os animais morrem agonizando. E o próprio homem começa a ser atingido. Há estudos científicos que apontam a presença de microplástico na água de torneira. Ou seja, constata-se a presença de materiais industrializados na água servida à população. Estes resíduos viriam das embalagens que se desmancham e penetram nos mananciais de água. São micropartículas que superam todas as barreiras e chegam até as torneiras e são consumidas pelos seres humanos.
Ainda não se sabe a extensão do problema, pois os estudos são muito recentes. Porém, não precisa ser muito sábio para entender que de algum modo este processo vai atingir a saúde das pessoas.

Mesmo que não se tenha ainda um panorama completo sobre as repercussões de tudo isso, mais do que nunca (como diria aquele famoso apresentador de tevê), está valendo aquele conselho repetido por muito tempo pela mamãe e pela professora das primeiras séries: guarde o lixinho e coloque no local correto. Não jogue por aí porque alguém terá que juntar. 

Saiba mais sobre este assunto:

A história do lixo
Poluicão gerada pelo plástico: dez maneiras de evitar

Nenhum comentário:

Postar um comentário